[firebase-br] RES: Dúvida quanto ao IBO e transações abertasi

Rodrigo A. de Freitas rodrigo em solucoeseinformatica.com.br
Qui Mar 5 15:29:57 -03 2009

Welkson,

Eu procurei uma mensagem aqui mas não consegui encotrar; há algum tempo
atrás o Cantu me disse que se você trabalha com uma transação para o select
que esteja devidamente configurada como sendo exclusiva para leitura, ela
não precisa ser commitada.

[]'s

Rodrigo A. de Freitas
Análise & Desenvolvimento

Soluções & Informática

-----Mensagem original-----
De: lista-bounces em firebase.com.br [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em
nome de Welkson Renny de Medeiros
Para: FireBase
Assunto: [firebase-br] Dúvida quanto ao IBO e transações abertasi

Senhores,

A algum tempo vi uma thread na lista onde falavam que um simples SELECT
no firebird já cria uma transação, e que essa transação tem que ser fechada.

Dei uma buscada no histórico e não achei a mensagem exata para concluir
a leitura.

Vocês poderiam me informar qual o problema que isso pode ocasionar, como
detectar se tenho muitas transações em aberto (gbak?), e como fechar
essa transações? (um simples IBOQuery.Close resolve?)

Abraços,

Welkson Renny