[firebase-br] Dúvida quanto ao IBO e transações abertasi

Welkson Renny de Medeiros welkson em gmail.com
Qui Mar 5 14:04:09 -03 2009

Senhores,

A algum tempo vi uma thread na lista onde falavam que um simples SELECT
no firebird já cria uma transação, e que essa transação tem que ser fechada.

Dei uma buscada no histórico e não achei a mensagem exata para concluir
a leitura.

Vocês poderiam me informar qual o problema que isso pode ocasionar, como
detectar se tenho muitas transações em aberto (gbak?), e como fechar
essa transações? (um simples IBOQuery.Close resolve?)

Abraços,

Welkson Renny