[firebase-br] Oldest Active

Qua Mar 4 14:02:52 -03 2009

IM> No FBMON aparece que 3 transacoes abertas, com apenas 1 cliente
IM> conectado, sendo que 1 delas fica sempre com status de ativa, e
IM> apos um periodo de tempo muda para cor vermelha. O que isso quer dizer?

O fato de mudar para vermelho eh uma forma de te "avisar" que ela está
aberta há muito tempo (pra vc ficar esperto).

IM> Pode ser essa transacao que esteja causando o atolamento do banco?

Pode.

IM> Como saber a utilidade dela na aplicacao?

Aí depende de como vc faz o controle transacional. Teria que
identificar onde essa transação está sendo utilizada no seu sistema.

IM> Existe como associa-la a um comando SQL no codigo da aplicacao?

Tudo no Firebird é associado a uma transação. Se vc não faz a
associação, seu componente de acesso está fazendo por você.

IM> Quando estou com o checkbox "preparados" marcado, os SQL sao
IM> mostrados no grid abaixo, mas eu acho que alguns nao sao exibidos,
IM> pois estao fora do timing de refresh nas tabelas mon$transaction, mon$statements. Estou certo?

Quando vc ativa o checkbox "preparados", o monitor mostra todos os
comandos SQL que estão preparados e que não estão ativos no momento.
Quando um comando está preparado, ele não está necessariamente
associado a uma transação, portanto todos os comandos preparados são
exibidos, independente da transação que está posicionada.

[]s
Carlos H. Cantu