[firebase-br] Oldest Active

Douglas Tosi douglasht em gmail.com
Qua Mar 4 07:05:53 -03 2009

2009/3/3 Isaias Machado <assis.isaias em gmail.com>:
> Então pelo que você explicou, uma situação igual abaixo não deve me deixar
> em alerta? (ignorando o PAGE SIZE que pretendo ajusta-lo conforme as
> orientações que já encontrei nos artigos da lista).

> Database header page information:
>        Oldest active           5811881
>        Next transaction        6098624

Eu me preocuparia. Cento e tantas mil transações de lag é bastante
coisa. Sua aplicação deve estar deixando transações abertas.
Esta é a primeira coisa que você deve correr e corrigir.

>        Attributes              force write, no reserve

Não sei qual a função dessa base, mas geralmente o parâmetro "no
reserve" é uma má idéia. Se a base tem inserts e updates em um nível
"normal", ele vai causar fragmentação de tabela e de registro.

>        Sweep interval:         20000

O Firebird tende a ficar mais lento enquanto o sweep roda. Em alguns
casos *muito* lento. Sugiro que você desabilite o sweep automático e
rode ele manualmente fora do horário de pico.

Se o Firebird está travando, deve ter alguma coisa no log dele que vai
te ajudar a descobrir o que está errado.

hth,
--
Douglas Tosi
www.sinatica.com