[firebase-br] Conversão de Base

Luis/BMsoft luis em bmsoft.com.br
Dom Jun 28 13:08:48 -03 2009

Renato,

Realmente nos casos em que precisamos atualizar alguns campos com valores
padrões ou substituir o conteúdo dos registros existentes por outros por
causa da troca de versão temos que escrever rotinas específicas. Mas aí é
bem fácil, mantemos um banco com scripts de atualização. Quanto ao registro
de Log acho que é uma boa alternativa, porém, também já fizemos testes com
essa técnica e sempre há uma possibilidade de alguém deletar algum registro
do log ou mesmo o log inteiro, ou ainda, nesse caso teríamos que manter o
script de atualização eternamente, mas sendo organizado isso estaria
contornado. Também temos uma documentação onde registramos as mudanças, mas
da forma que fizemos para nós foi a melhor solução para tirar mais esse
trabalho das mãos do desenvolvedor (de fazer o script de conversão).
Valeu!!!

Luis.

"Renato Bermudo" <renato em eficazinformatica.com.br>
escreveu na mensagem news:AA71EB49B67D4955B445049A01334584 em programacao2...
Olá!
Aqui na empresa usamos o IBExpert para a manutenção do banco de dados
(Firebird) da seguinte forma:
Tenho um banco de dados que chamo de principal, e nele é adicionado e/ou
alterado todas os campos, triggers, procedures,

generators. Para gerar os logs, eu configurei no IBExpert as opções 'Log
Files', dessa forma qualquer modificação feita no banco

ele vai acrescentando no arquivo de logs.
Acredito que da forma que você fez, poderá ter problemas em alguns casos,
exemplo: caso você reformule alguma rotina no seu banco

que necessite da substituição de um campo por um outro (ou outros) e a
informação contida nesse campo que vai ser descartado tenha

que ser transferida para esses novos campos, como ficaria?
Já tive problemas com o exemplo acima citado e a solução foi ir gerando os
logs, inclusive os digitados no SQL Editor, onde eu faço

os updates transferindo as informações, até mesmo as execuções de algumas
procedures que dependendo da necessidade tem que ser

criadas para realizar as transferencias de algumas informações caso alguma
rotina ou estrutura tenha sido revista.
Só não sei como fazer isso no SQLServer, se alguém puder dar uma dica eu
agradeço.
Espero que essa explicação seja util.

Um abraço.