[firebase-br] Convers?o de Base de Dados

luis em bmsoft.com.br luis em bmsoft.com.br
Qui Jun 18 17:16:00 -03 2009

João...
Procurei no IBO e não achei o componente que faz esse trabalho... você
poderia me informar o nome do componente?

"João Dias" <jdias.bjsoftware em gmail.com>
escreveu na mensagem news:4A3A9593.2050605 em gmail.com...
Luís

Isso irá depender da forma como você trabalha e qual a linguagem de
programação que você usa;

Bem há de fato várias técnicas, softwares e componentes de software que
farão isso para ti cito dentre estes alguns que já usei

IBO : Onde há um componente em que posso comparar a base instalada na
máquina com uma que vai junto com o instalador, então um script SQL das
estruturas divergentes é gerado e rodado na base destino;

DbExpress: Você pode analisar manualmente com algumas funções do
TSQLConnection como GetTableNames() ou GetIndexNames();
ou usar o DbxUpdateMetadata que é Open Source e atualmente funciona com
Firebird e DbExpress do Delphi 6 e 7.

O próprio IB Expert tem um modo de sincronização de metadata onde você
pode comparar o banco de origem e destino e sincronizá-lo.

Se você estiver usando outra linguagem e não tiver suporte a métodos de
extração de metadata, você pode selecionar tabelas, campos e índices
das tabelas de sistema do Firebird e sincronizar as duas bases de dados.

PS: Um bom exemplo de como usar esses Selects de extração está no
próprio código do DbxUpdateMetadata caso você queira olhar;

Espero ter ajudado de alguma forma

--

João Dias de Carvalho Neto
jdias.bjsoftware em gmail.com

Quer Artigos de Patterns GOF e Patterns Corporativos com vídeo aula e Fontes
Demonstrativos?
vá a http://www.jdiasneto.blogspot.com