[firebase-br] RES: Segurança : criar um novo usuário realmente ajuda?

Felix felix2005 em oi.com.br
Qua Jun 17 17:37:20 -03 2009

Senhores,

Obrigado por todas as respostas: foi um tópico bastante movimentado.

Ontem 16/06 estive off pq precisei viajar até um cliente e implantar nosso
sistema. Justamente encontrei instalado um soft para ECF que já trabalhava
com FB 2.1 e usava padrão SYSDBA. Micro desktop Windows, trabalhando
independente, sem rede, nem servidor.

Lendo todos os posts cheguei a conclusão: não adianta muito mexer no user do
FB - o usuário sempre poderá instalar um aplicativo para visualizar /
modificar os dados.

Meu objetivo principal era impedir que um funcionário instalasse um
utilitário qualquer, tipo flamerobin, e pudesse alterar algum valor sem
estar registrado no sistema. Como um valor de duplicata, quantidade de
estoque, etc. Sim, estou beirando a paranóia :-)

Criptografar a base não é interessante: eu iria perder em performance.

Fiquei até de madrugada pesquisando e vi que é algo previsto para versões
futuras do FB. Vou aguardar então.

Novamente, obrigado a todos.