[firebase-br] RES: RES: Segurança : criar=?iso-8859-1?q?_um_nov=3D=3Fiso-8859-1=3Fq=3Fo=5Fusu=3DE1rio=5Frea?==?iso-8859-1?q?lmente=5Fajuda=3D3F=3F=3D?=

Evandro Siqueira vansiqq em gmail.com
Ter Jun 16 11:52:23 -03 2009

Eu costumo programar baseado no seguinte:

1) O SYSDBA é propriedade do cliente. Logo, é ele quem tem a obrigação
de definir a senha e colocá-la em um lugar seguro. E eu evito ao máximo
a utilização do SYSDBA.

2) Para acesso ao meu BD eu crio um usuário próprio e procuro deixar
claro para o cliente que "ELE" é responsável pela guarda das informações
e também pela quebra de segurança. Mas não me incomodo com isso, pq quem
perde tempo tentando copiar estrutura de dados alheias são amadores e
esses não me assustam... Os verdadeiros profissionais, como os que
conheço daqui, não perdem tempo com essas coisa porque tem seus próprios
conceitos e métodos de desenvolvimento formados e geralmente são
"incompatíveis" com os conceitos dos outros, mesmo que parecidos. Pode
até pegar alguma ideia, mas pra adaptar aos seus conceitos. Minha
preocupação é apenas a de que algum "fuçador" danifique a base, porisso
entrego a responsabilidade para o cliente.

3) O Meu Firebird é o 2.11. Os meus programas foram projetados para ele
e isso é explicado ao cliente. Se ele já tem um Servidor FB instalado
com uma outra versão, cabe a ele providenciar os meios de manter essa
compatibilidade. Nos casos em que há uma versão da 1.5 pra baixo fica
mais fácil pq vc pode instalar um segundo servidor em outra porta, mas
geralmente (e isso pra mim é 90% dos casos), essa atribuição será dele,
não minha.

4) Se ele tem um outro sistema rodando e o dono do sistema se julga dono
também do servidor, o cliente tem duas opções: reserva um outro servidor
pra meu sistema ou arruma outro pra fornecer a bagaça pra ele.

E posso garantir o seguinte: depois de quase 20 anos na área e vendo
tudo quanto é "excentricidades" de cliente, posso garantir que se impor
e deixar as coisas "preto no branco" com o cliente ainda é a mlehor
maneira de evitar problemas futuros. E se vc perde muito tempo
resolvendo problemas, onde é que vc vai arrumá-lo pra ganhar dinheiro?

--
[]’s.

Evandro Siqueira
Programador de Sistemas