[firebase-br] Off-Topic: Cobol para Firebird

Eduardo Pelizzari de Andrade eduardoandrade em persoft.com.br
Seg Jun 15 11:50:38 -03 2009

O problema é o seguinte, o Cobol não grava a estrutura junto com os
arquivos de dados, o programa é que sabe a estrutura dos registros que é
compilada no programa. A única coisa que é possível descobrir é o
tamanho de registro e as posições das chaves, o programa Rebuild que vem
com o compilador do Cobol até consegue converter o arquivo para TXT, o
problema é que se houver campos compactados ou binários, sua conversão
vai dar errado e mesmo que o arquivo não tenha campos compactados ou
binários e a conversão seja realizada com sucesso, você vai ter que
analisar o arquivo TXT e tentar adivinhar onde inicia e onde termina
cada campo, pelo fato de você não ter um mapa dos registros.

A idéia de imprimir relatórios para arquivo e extrair os dados destes
arquivos tem a vantagem de você planejar o que é possível importar e
quanto tempo levará para importar.

Eduardo Pelizzari de Andrade
Persoft Softwares Aplicativos