[firebase-br] Firebird no Ubuntu

Sandro Souza escovadordebits em gmail.com
Ter Jun 2 14:15:55 -03 2009

Bom dia/tarde Adilson.

Grande Adilson, eu estou usando o Firebird 2.1 no Ubuntu 9.01 sem problema
algum.

Fiquei até surpreso com essa situação que você descreveu.

Se o problema ainda não tiver sido resolvido, tente remover completamente o
Firebird, inclusive com seus respectivos arquivos de configuração (sudo
apt-get -y purge firebird2.1-super firebird2.1-common
firebird2.1-server-common), e reinstalá-lo (sudo apt-get -y install
firebird2.1-super firebird2.1-common firebird2.1-server-common).

Após reinstalá-lo, reconfigure a senha como você já citou (dpkg-reconfigure
firebird2.1-super).

No meu caso (e acredito que seja um padrão), foi criado automaticamente um
usuário chamado "firebird" em um grupo também chamado "firebird", servindo
apenas para que o firebird seja executado nos direitos desse réles mortal
usuário.

Como eu coloquei a pasta "/home" em uma partição separada (para o caso de
trocar a distribuição do linux), eu criei uma subpasta "databases" dentro de
"/home" (sudo mkdir /home/databases), tomando o cuidado de passar todos os
direitos dessa pasta para o usuário "firebird" do grupo "firebird" (sudo
chown -R firebird:firebird /home/databases), e nessa pasta eu crio as minhas
bases de dados.

Consigo acessá-lo tranquilamente pelo utilitário "isql-fb" que já vem no
pacote (isql-fb -u sysdba -p masterkey -s 3), criar novas bases de dados e
qualquer outro tipo de operação, normalmente.

Instalei também o flamerobin, já que o IB Expert Personal Edition não
funcionou muito bem via "wine", mas já me acostumei com o flamerobin e achei
ele bastante interessante, só apresentando problema em não exibir o código
fonte das stored procedures e triggers em que eu tenha colocado caracteres
acentuados nos comentários do código fonte, o que me obrigou a remover todos
os acentos desses comentários.

Qualquer problema, pode contar comigo.

Primariamente, estou utilizando o PHP para acessá-lo e manter um site no ar.
Mas converterei uma aplicação de Delphi7 para Free Pascal para também
utilizá-lo nativamente. Como essa minha aplicação em Delphi7 não possui
qualquer parte visual (como uma aplicação de serviço) fica menos difícil
convertê-la. Dessa forma, estarei utilizando software livre para prover
soluções para a empresa em que trabalho a custo zero em termos de licença de
software.

Posteriormente, pretendo substituir a parte em PHP por Free Pascal também,
usando como CGI por trás do Apache, justamente para ganhar performance.

Boa sorte nessa aventura, e pode contar comigo para te ajudar. :D