[firebase-br] RES: Saldo de Caixa

Luis luisfirevb em gmail.com
Sex Jul 31 08:36:35 -03 2009

Não conheço esse artigo citado no outro email, só fiz fluxo não de caixa,
mas controle de estoque e por sugestão de um amigo meu, não se calcula isso
em campos, o que fiz foi criar uma tabela de saldos parciais, pela seguinte
razão.

Se você precisar estornar uma venda, tiver uma devolução ou saída errada ou
lançamento não realizado na data certa e sim posteriormente com data
retroativa, tipo um Final 8 de banco, você gravando os saldos em campos por
data teria um grande problema para acertar a cada situação.

Na tabela de saldos parciais, você coloca:

Item, Data, Saldo.

Ela é criada por uma rotina, SP se quiser, que é atualizada a cada execução,
quando houver um lançamento nos casos que citei acima, ou quando quiser
saber o saldo em dado momento.

Assim ao rodar a rotina, a os dados da tabela, a partir do período
especificado, são excluídos e recriados (calculados).

O único problema disso é que dependendo da freqüência dos recálculos, Muitos
acertos nos lançamentos ou quantidades de itens a consolidar, isso demorará
bastante. No meu caso haviam 20 almoxarifados, sendo que cada um com 5 mil
materiais, o tempo médio de montagem dessa tabela era de 2 horas, sendo que
haviam 3 mil lançamentos mês e 1 ano de dados.

Nota: Fiz isso em MS Access + VB, num FB deve ser muito mais rápido, pois as
tabelas interiras não são transferidas pela Rede como no Access.

Luis