[firebase-br] RES: Como criar um Banco de Dados FB no delphi em tempo de execução - Agradecimento

Sandro Souza escovadordebits em gmail.com
Qui Jul 23 13:22:07 -03 2009

Bom dia/tarde Ronan.

Grande Ronan, no caso do método "CreateDatabase" do TIBDatabase, você deve
informar os parâmetros como se estivesse digitando o comando no próprio
ISQL.EXE, ou seja, para criar um banco de dados chamado "C:\Temp\Teste.fdb"
na máquina "servidor01", usando o dialeto 3, usuário "meuusuário", senha
"minhasenha", com páginas de 16K e usando por padrão o conjunto de
caracteres ISO-8859-1, você pode utilizar o seguinte código (já testado):

IBDatabase1.Close;
IBDatabase1.DatabaseName := 'servidor01:C:\Temp\Teste.fdb';
IBDatabase1.SQLDialect := 3;
IBDatabase1.Params.Text := '*user* ''meuusuario'' *password* ''minhasenha''
*page_size* 16384 *default character set* iso8859_1';
IBDatabase1.CreateDatabase;

Lembrando que, na sintaxe do pascal (O Delphi usa o object pascal), duas
aspas simples significam que deve considerar apenas uma, e você não deseja
realmente fechar a string naquele ponto. Por isso informei o nome do usuário
e sua respectiva senha entre duas aspas simples.

Outro ponto importante, como está definido no próprio comando CREATE
DATABASE, a ordem das opções importa, ou seja, sempre utilize essas opções
na seguinte ordem:

1 - Nome do usuário de banco (user ''meuusuário'')
2 - Senha de acesso (password ''minhasenha'')
3 - Tamanho de cada página de dados (page_size 16384) (opcional)
4 - Conjunto padrão de caracteres a ser utilizado nesse novo banco de dados
(default character set iso8859_1)

Espero ter ajudado mais que atrapalhado. :D