[firebase-br] Preços de Produtos

Jáber - CPD cpd em lekagi.com.br
Qua Jul 8 08:25:21 -03 2009

Olá pessoal.

Tenho um cliente que trabalha com ajustes financeiros nas vendas, ou seja,
ele cadastra os ajustes e o sistema altera o preço de venda da mercadoria
conforme o ajuste selecionado no ato da venda.

Esse cliente usava apenas um computador e sua tabela de produtos tem
atualmente cerca de 14.000 registros.

Na tabela de produtos criei um campo com o nome PCO_AJUST onde atualizo o
preço do produto para poder efetuar a venda.

O problema é que agora a empresa colocou mais um terminal. Com isso se um
terminal está vendendo com 10% de desconto e o outro entrar para fazer outra
venda e colocar 20% de desconto, os preços do primeiro serão alterados para
os próximos itens.

Pensei em criar mais 3 campos na tabela ..: Ex: PCO_AJUST01, PCO_AJUST02,

PCO_AJUST03. Porém não tenho como saber de quantos campos vou precisar,

tendo em vista que o cliente pode cadastrar quantos ajustes ele quiser.

Alguém teria alguma ideia para resolver esse problema?

Pensei também em criar uma outra tabela onde eu colocaria: CODPRODUTO
codAJUSTE,PCO porém fiquei com medo da quantidade de registros que isso vai
me gerar pois tendo 14000 itens, se o cliente cadastrar 10 ajustes
diferentes essa tabela ficaria com 140.000 registros.

Espero ter conseguido me expressar bem...

Abraço a todos

Jáber S. C. Lima

(Uso Delphi7_ZEOS_Firebird2.1.2)