[firebase-br] Espaco: CHAR x VARCHAR

Adriano Ferreira aerreira68 em gmail.com
Sex Jul 3 16:39:56 -03 2009

Idem por aqui: da época do disquete 5 1/4" de 360k que se virava o lado
(picotando a lateral é claro) para usar o outro lado. Depois vieram os de
alta-densidade, aí a vida ficou muito melhor, cabiam 1,2 megas em cada disco
e nem precisava virar...  Depois os de 720k, depois 1.44Mb, de 3 1/2", os de
8 polegadas com nem sei mais quantos Ks, HDs de 8 polegadas com enormes 10
megas de informação, ocupavam a mesa junto com o monitor/cpu cobra. Eita
tempo ruim...
Mas... sobre o CHAR particularmente só uso char para campos com tamanho fixo
e pequeno, tipo S/N ou sigla de estado, somente quando é preciso guardar uns
poucos caracteres.    Ter por exemplo um campo de telefone como CHAR é um
problema, pois quando você traz o conteúdo deste campo para editar e precisa
inserir um novo digito, pelo menos em Delphi, o digito não entra, pois como
o tamanho é fixo e ele já está cheio com espaços que o completam, então o
usuário precisa excluir os espaços do final para conseguir inserir um ou
 dois dígitos pelo meio.   No que eu puder, usarei sempre VARCHAR.  Não só
por questões de espaço e sim por praticidade.

Abraços...
__
Adriano Ferreira