[firebase-br] Firebird x clusteriza??o

Eduardo Jedliczka edujed em gmail.com
Sex Jul 3 10:08:33 -03 2009

Magno,

o Firebird sempre teve uma versão ótima para o multi-processamento
chamada Classic Server (onde cada conexão cria uma nova instância do
server na memória).

Porém, por razões de segurança, ele não tinha a cache compartilhada, o
que gera uma menor performance em máquinas single/dual core do que o
SuperServer.

Quando se tem 8 ou 16 núcleos num mesmo computador, o desempenho do
Classic é excepcional, desde que se tenha muuuuuita memória.

Agora o SuperClassic, é multi-thread, mas com cache compartilhada. Deve
ter quase o mesmo desempenho do superserver numa máquina single/core.
Mas não será tão seguro quanto o classic num ambiente grande (pois se um
processo cai, os demais funcionam no classic, no superclassic à exemplo
do superserver, se O processo cai, todas as conexões são derrubadas)

E, nisto concordamos, investir num equipamento "melhor" ainda é a melhor
saída. Mas para alguns, estabilidade e segurança é melhor do que
desempenho... por isto existe Cluster e espelhamento.

Abraço

Eduardo