[firebase-br] Firebird x clusteriza??o

Eduardo Jedliczka jedyfb em gmail.com
Sex Jul 3 09:46:41 -03 2009

Nativamente o Firebird não trabalha em Cluster.

Há algumas (poucas) pessoas que experimentaram usar o Firebird Classic
sobre um cluster Beowulf.

Alguns disseram que a performance não melhorou praticamente nada, outros
que a performance em cluster piorou. Mas há casos de sucesso.

Como este não é um cluster de redundância, se um nó cair, é possível que
corrompa seriamente o banco de dados.

Já trabalhei com bancos bem maiores que 10GB com raid 10 de discos SAS
de 15k rpm, e a melhor solução - devido à natureza do firebird - ainda é
investir num servidor melhor.

Mas, se queres usar um cluster para balanceamento e redundância para
trabalhar com FireBird, terá que adquirir equipamentos que façam o
cluster via hardware (como alguns servidores RISC da SUN que custam
quase 500 mil cada)

Abraço

Eduardo