[firebase-br] Espaco: CHAR x VARCHAR

Valmir Cardoso valmircardoso em redel.com.br
Qui Jul 2 12:27:10 -03 2009

Feras,

Sou pequeno demais para cooperar com vocês neste assunto
CHAR X VARCHAR.

Porém, achei oportuno, acrescentar ao que até aqui já
foi dito pelos titans do Firebird, que um SELECT com
LIKE num campo CHAR pode ter reação diferente se
for feito num campo VARCHAR

TBTESTE
CAMPOCHAR(10),CAMPOVARCHAR(10)
A                             A
JOANA                   JOANA
ELTON                   ELTON
VALMIR                 VALMIR
ABACAXI              ABACAXI

E se por acaso eu der o seguinte comando:

SELECT * from TBTESTE
where CAMPOVARCHAR  like '%A'
vai retornar, A, JOANA, VALMIR,ABACAXI

Porém o mesmo comando no campo CAMPOCHAR
não retorna nada.

Se por acaso fizermos  LIKE 'A%' então os dois retornam
os mesmos dados, ou seja, A e ABACAXI

Valmir