[firebase-br] [off-topic] Controle de Acesso x Log (opinião)

Arlei Ferreira Farnetani Junior junior em farsoft.com.br
Sáb Jan 24 14:58:07 -03 2009

Pessoal, estou precisando montar uma
rotina nova aqui de controle de acesso com
nível hierárquico e com logs atrelados.

Gostaria de saber de vcs qual seria a melhor
opção para eu montar os logs do meu sistema.

Estes tempos atrás eu vi uma coisa interessante
num sistema. O mesmo registrava o log
apenas dos campos que foram modificados,
exemplo:

Tabela: Clientes

Nome: MARIA DA SILVA
Endereço: AV. SAO FRANCISCO, 325
Bairro: Centro
Cidade: Pouso Alegre

Quando o usuário vem e edita por exemplo o
campo bairro de Centro para Primavera, o sistema
gera uma linha no log assim:

Tabela:        Ação:      ID:            Campo:       Valor Anterior:
Valor Atual:             Data:      Horário:              Login:
Clientes       Edição    20500          Bairro           Centro
Primavera     23.01.2009       13:55             JUNIOR

Achei interessante, pq o sistema faz isto inclusive com foto...tipo foto
anterior...foto atual...etc...

O grande problema que vi nisto é a maneira de como filtrar isto depois...

Gostaria de saber a opinião de vcs sobre esta metodologia. Ou se tem uma
melhor.

Vlw.