[firebase-br] Mais duvidas

Julio Oliveira juliocesararaujo.oliveira em gmail.com
Qui Jan 22 12:30:16 -03 2009

Gente desculpe se estou enchendo o saco de vocês com duvidas bobas, já que
tenho acompanhado o fórum e as perguntas são bem especificas e difíceis,
pelo menos pra mim neste momento, porem é o seguinte :

Estou reescrevendo uma aplicação em VB6 que eu tenho aqui, de Software
Hoteleiro, que está rodando perfeitamente com access e DAO, porem resolvi
utilizar e ao mesmo tempo estudar o FIREBIRD com o ADO, já era hora de
migrar. Bom meu primeiro dilema foi acessar o firebird, consegui resolver
depois de muito penar, agora estou com o segundo problema que é o seguinte.
O meu sistema quando inicia primeiramente ele pede um login e uma senha de
acesso que é o acesso ao SISTEMA e nao ao banco de dados, perfeito, o
usuario digita login e senha e eu acesso a tabela de usuarios no firebird
perfeitamente sem problema nenhum, e autentico a entrada do mesmo, em
seguida eu executo um MDIFORM que é onde existe o menu da aplicação e acesso
novamente o FIREBIRD a fim de pegar os seus acessos, e dar enable ou nao nas
opções do menu. Bom o meu problema esta na hora em que vou abrir o recordset
deste acesso, pois, o VB me retorna o erro Runtime error
-2147467259(80004005) erro desconhecido e nao abre de forma nenhuma o
recordset, abaixo forneço como estou abrindo o RS.

Function SETARS()
dim mbanco as adodb.connection
dim mparam as adodb.recordset
dim CONEXAO as string
CONEXAO = "Provider=IbOleDb;Location=x.ddns.com.br:;Data
Source=d:\dados\database\hotel.gdb;user
id=SYSDBA;password=masterkey;Extended Properties=Character Set=ISO8859_1;SQL
Dialect=3;User Role=;"
set mBanco = New ADODB.Connection
mBanco.CursorLocation = adUseClient
mBanco.Open funcoes.CONEXAO
Set mtabparam = New ADODB.Recordset
mtabparam.CursorType = adOpenStatic
mtabparam.CursorLocation = adUseClient
mtabparam.LockType = adLockPessimistic
mtabparam.Source = "SELECT * FROM USRTELAS WHERE USRID =" & FUNCOES.MCODUSER
mtabparam.ActiveConnection = funcoes.mBanco
mtabparam.Open
End Function

O VALOR DE FUNCOES.MCODUSER é 1, pois bem é a mesma instrução de quando
autentico o usuario a unica coisa diferente é a instrução select que é em
outra tabela.

Sera que alguem poderia me ajudar ou pelo menos tentar me dar uma luz do que
esta acontecendo ? isso ocorre com qualquer outra tabela que eu tente
acessar, ou seja, o primeiro acesso do meu sistema em qualquer tabela
funciona 100 % porem no segundo acesso em diante dá o erro mencionado
anteriormente, ja encontrei que esse erro poderia se referir a direitos das
tabelas, porem estou com o usuario ADMINISTRADOR do FIREBIRD e já conferi os
seus direitos e ele tem acesso a fazer tudo no BANCO e em QUALQUER TABELA.

Pelo amor de deus, estou a ponto de desistir e voltar para o bom e velho DAO
com ACCESS onde tudo funcionava maravilhosamente bem (rsrsrsrsrs)...

Obrigado a todos pela atenção.