[firebase-br] Duvidas com Firebird

Julio Oliveira juliocesararaujo.oliveira em gmail.com
Qua Jan 21 01:29:13 -03 2009

Prezados muito boa noite a todos,

Estou iniciando com o Firebird agora, e ao mesmo tempo, testando algumas
aplicações para entender o que acontece, atualmente desenvolvo em VB6, sei
que alguns consideram linguagem ultrapassada, mas aos poucos chego La,
rsrsrs, bom minha duvida é a seguinte, desenvolvi um projeto teste aqui que
conecta a uma base firebird e retorna algumas informações de uma tabela,
minha duvida esta em um teste que eu fiz durante um update em um dos
registros de uma tabela, utilizei duas maquinas para alterar o mesmo
registro da tabela ao mesmo tempo, na maquina que “chegou” por ultimo no
banco de dados, me retornou um erro de acesso, informando que não conseguiu
atualizar o registro, minha pergunta é existe alguma forma de por exemplo no
momento em que o usuário der ENTER na atualização da tabela, ser checado se
o registro esta em uso e retornar uma msg para o usuário de que o registro
esta em uso no momento ? Se existir podem me passar um exemplo de como fazer
este teste ?

Desde já agradeço a atenção de todos e ao mesmo já me antecipo com pedidos
de desculpas de questionamentos simples porem no momento para mim parecem
bichos de sete cabeças.

Abraços a todos

Julio Oliveira