[firebase-br] RES: Criptografia no Firebird: Base de Dados ou somente dos Dados?

LuisFireVB luisfirevb em gmail.com
Ter Fev 17 19:30:09 -03 2009

Bom sobre isso posso falar um pouco, pois já fiz testes.

Há coisas boas e outras ruins no uso desse tipo de ferramenta, ao menos foi
o que detectei nos projetos que analisei.

Lado bom:
- Você esconde qualquer coisa em uma foto (som, vídeo, imagem, arquivos, mas
o melhor desempenho é com texto puro texto)
- A imagem fica praticamente imperceptível ao olho humano, só com alguns
programas específicos e alguém que conheça muito de imagem esteganografia
conseguirá perceber que há algo na imagem, porém reverter o processo não é
tão simples assim.
- Para ter maior segurança o arquivo ou texto devem ser criptografados
antes, assim mesmo que alguém consiga recuperar o que escondeu, ainda estará
criptografado.

Lado ruim:
- Pelos testes que fiz se você esconde qualquer coisa numa imagem, ela só
pode ser recuperada se o sistema operacional usado for idêntico onde a
imagem foi gerada, ex: criou no XP, extrai no XP, criou no Win98, extrai no
Win98, do contrário não consegue recuperar as informações. Até hoje não
descobri o porque disso. Estava desenvolvendo um programa para usar essa
técnica e já tava quase pronto, quando descobri esse problema. As técnicas
que encontrei devem fazer uso de recursos nativos do Windows, e assim uma
versão diferente causa problemas.

Porém isso não é válido para banco de dados, pois o banco será acessado pelo
servidor (FB) no caso e ele que eu saiba não possui recursos para isso,
então recairia no mesmo problema da encriptação do banco e desencriptar a
cada acesso o que não é prático e rápido.

O Camaleão eu já testei, sua Version 2 criada em June 1991 foi feita em VB,
assim quem usa Delphi poderá não achar serventia. Na realidade em VB há
muita coisa sobre esse assunto em sites especializados, mas nas outras
linguagens deve ter também.

Luis