[firebase-br] Criptografia no Firebird: Base de Dados ou somente dos Dados?

Kleber Caneva kdcc em terra.com.br
Ter Fev 17 16:30:04 -03 2009

Você está criptografando as infomrações em disco ou está criptografando os
dados durante a comunicação ?

O amigo está montando um Catalogo Eletronico que será distribuido para os
clientes, portanto ele estara enviando o BD direto para o usuario.

[]´s

Kléber Caneva

----- Original Message -----
From: "Robson Carvalho Leite" <robsoncarvalholeite em gmail.com>
To: <lista em firebase.com.br>
Sent: Tuesday, February 17, 2009 3:11 PM
Subject: [firebase-br] Criptografia no Firebird: Base de Dados ou somente
dos Dados?

Olha, não sei se seria interessante, mais trabalho com aplicativos em delphi
e desenvolvimento Servlet (Java) com Ajax, minhas bases são todas
encriptadas, então fiz uma função de encript e decript em Delphi que me dá
um desempenho incomparavel e me deu a seguranção de encriptação de 24 bits.
Ja em Java, pude fazer algo mais surpreendente, onde minha emcriptação de
dados, relacionamentos e etc chegaram a 64 Bits. Coisa muito segura, pois de
acordo com os meus calculos uma maquina de medio porte e escalabilidade para
decriptar uma tabela com aprox. 600 Tuplas (Registros) demoraria ( com um
algoritimos sem noção das funções de encripação) certa de 64 Anos
trabalhando em seu ápice de desempenho e mesmo assim nao daria conta de
decriptar toda.

Então em minha concepção, julgo ser seguro, apenas tenho que tomar cuidados
com as funções de encripts usadas nesses projetos... e em um algoritimo feio
com essas funções, demoraria certa de 4 seg para fazer a mesma coisa.

Estude sobre a Base de encriptação Dimencionada e unidirecional que te dara
uma boa noção do que fazer no caso.
Dependendo o caso, use sua base em uma figura (arquivo de Imagem, Jpg, Bmp,
Gif,etc..) isso ajudará com que quem esteja a procura de sua base, nao fique
tão na cara, ao abrir sua "IMAGEM" de 300 Mb, encontre a foto de um
cachorro.. isso é muito usado para transporte de informação confidencial.

Espero ter ajudado, qualquer duvidas, estamos ai.

E-mail verificado pelo Terra Anti-Spam.
Para classificar esta mensagem como spam ou não spam, visite
http://mail.terra.com.br/cgi-bin/reportspam.cgi?+_d=SCY0NDU0NzM0I3Blcm0hdGVycmEmMSwxMjM0ODk0MzIwLjk3OTgwMi4zMTcyNi5kcmVzZGVuLnRlcnJhLmNvbSw1NDM0
Verifique periodicamente a pasta Spam para garantir que apenas mensagens
indesejadas sejam classificadas como Spam.