[firebase-br] tributação de produtos

Sergio Nascimento sergiojampapb em gmail.com
Seg Fev 16 18:57:18 -03 2009

Colegas,

O SPED veio substituir o Sintegra. Durante algum tempo temos que
trabalhar com os dois, mas vai ficar o SPED (não tenham dúvidas).

Quanto à tributação, o que podemos fazer, é o que foi aconselhado por um colega.

Fazemos o "basicão" depois vamos colocando os casos específicos como
Substituição Tributária, etc.

O conselho que eu dou é colocar a alíquota básica no cadastro do
produto e ter outras tabelas com os casos específicos, por exemplo:

1 - se determinada mercadoria é vendida para fora do estado
(dependendo do estado) é uma alíquota específica;

2 - se for vendida para um certo cliente pode ser outra alíquota

assim voce pega a açliquota básica e vai ver se existe alguma exceção,
se houver, usa esta.

O ICMS é o tributo mais complexo do mundo (não só do Brasil), se eu
fosse passar para voces a minha experiencia passaria alguns anos para
isto.

Boa sorte a todos.

dúvidas ? faça amizade com algum Auditor que entenda de informática e
aí ele pode passar uma série de dicas quentes

se não conseguir, pergunte ao contador (provavelmente ele não saberá
te responder, a não ser que entenda de informática - o que é uma
raridade).