[firebase-br] Criptografia no Firebird: Base de Dados ou somente dos Dados?

Ricardo César Cardoso ricardo_engsoft em yahoo.com.br
Seg Fev 16 11:43:32 -03 2009

Bom dia amigos!

Estou aqui com uma dúvida muito grande. Estou fazendo uma aplicação de catálogo eletrônico e estou usando como base de dados o Firebird. Porém gostaria de saber se é possível criptografar o arquivo .FDB que é gerado pelo banco pois gostaria que o banco não fosse visível para qualquer outro usuário entendem?

Uma outra alternativa que vi é criptografar os dados da Base de Dados, mas não sei se é uma boa alternativa.

Eu achei que só o método de deixar um usuário específico acessar o banco e revogar os direitos do SYSDBA no banco que é o meu catálogo seria insuficiente. Eu queria algo mais (a criptografia nesse caso) para garantir que o BD fique inacessível para concorrentes e só fique acessível dentro da minha aplicação.

Como a aplicação só permitirá consultas, a criptografia me parece ser uma alternativa legal, mas gostaria de outras sugestões, se possível.

Desde já grato,
Ricardo.

"Vamos ajudar o Grupo e o Yahoo! Apague o conteúdo irrelevante!"

http://br.maisbuscados.yahoo.com