[firebase-br] RES: RES: O Que é TS e Porque Deixar FB longe de Acesso externo?

Gerson gersonlange em gmail.com
Qua Fev 11 21:00:29 -03 2009

Bom, ele não eh "automatizado"para a web. Eu estou desenvolvendo um sistema
e estava usando Firebird, fui fazer testes para conexão remota e tive um
baque grande na questão performance. Daí lendo varias coisas sobre q achei
no Google e vi que cada transação que eh feita, há uma troca grande de dados
e esses são enviados sem compactação.
Daí parti para o PostgreSql e vi q a diferença era gigante. Uma simples
consulta q demorava no Firebird 9 segundos, no PostgreSql demorou 1,8
segundos (isso remotamente). No PostgreSql o processo é mais rápido e os
dados são compactados. Até em conexão local senti diferença em performance.

Fica ai minha opinião

-----Mensagem original-----
De: lista-bounces em firebase.com.br [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em
nome de Escovador de Bits
Para: FireBase; luisfirevb em gmail.com
Assunto: Re: [firebase-br] RES: O Que é TS e Porque Deixar FB longe de
Acesso externo?

Bom dia/tarde pessoal.

Poderiam me esclarecer essa afirmação de que "o Firebird não foi feito
para acesso web"?

Que eu saiba, podemos efetuar as conexões via TCP/IP, e portanto, não
importa se estamos conectando em um Firebird local, ou em outra máquina
da mesma rede, ou em uma máquina externa, na internet.

A única diferença de acessá-lo via internet, é que a velocidade de
acesso vai depender da velocidade da sua conexão (velocidade da banda),
que é o "calcanhar de Aquiles" de QUALQUER APLICAÇÃO, independente de
ser um SGBD ou não, portanto, não se trata de uma deficiência do Firebird.

Posso perfeitamente deixar minha máquina caseira conectada na internet,
configurar o Firebird para abrir uma porta diferente de 3050 (para não
ficar tão vulnerável a invasões), configurar o Firewall de minha máquina
para permitir conexões externas ao Firebird, e sabendo qual é o endereço
IP externo de minha máquina na internet, posso conectar-me a ela por
qualquer outra ferramenta a partir de qualquer outra máquina na
internet, sem frescura alguma, como eu já fiz com o Firebird e outros
SGBDs, como o Oracle 10g e o M$$$ SQL Server 2000, sem a menor dor de
cabeça.

Em questão de performance, é como eu citei antes, depende também da
velocidade de sua conexão, como qualquer outro tipo de aplicação, sem
preconceito algum de cor, raça, religião ou tipo de aplicação.

LuisFireVB escreveu:
> Ok agora ficou claro sim.
>
> O que me deixou muito "Desanimado" foi justamente pensar que o FB fosse
para
> Web também, pois estava me preparando para migrar meu sistema do Access
para
> ele com essa finalidade de acessos em unidades distantes ao servidor
> central. Então isso complica tudo agora.
>
> Teria então de pensar no MySQL, mas ele é pago para aplicações comerciais.
>
> Obrigado Kleber.
> Luis

Em
> [...]
> calcanhar de aquiles do FB. Mas isso está sendo alterado pelos
> desenvolvedores.
>
> 2) TS = Terminal Server = Remote Desktop
> A Diferença é que o que vem com o Windows (só para uso de administrador,
> máximo de 2 conexões simultaneas, o XP tem isso tb) eles chamam de Remote
> Desktop. As licenças que permitem fazer mais conexões simultaneas eles
> chamam de TS e é pago.
>
> 3) Explicando:
> O servidor que terá o TS, terá acesso externo a rede. Por tanto, pode
> ocorrer tentativas de invasão. Se alguem invadir, pode zuar o BD.
Colocando

http://mail.terra.com.br/cgi-bin/reportspam.cgi?+_d=SCY0NDU0NzM0I3Blcm0hdGVy