[firebase-br] unavailable database

Escovador de Bits escovadordebits em gmail.com
Qua Fev 11 18:06:20 -03 2009

Bom dia/tarde Alexander.

Grande Alexander, tente acessar esse GDB pelo próprio programa
"isql.exe" que está na subpasta "bin" do Firebird, pois acredito que o
Firebird não está conseguindo entender o formato desse GDB, e não tenha
nada a ver com os componentes de acesso ao banco de dados.

Só por curiosidade, quando você instalou o Firebird 2.1, você marcou
aquela opção de copiar a biblioteca "fbclient.dll" também como "gds32.dll"?

Para facilitar a sua vida, edite o arquivo "aliases.conf" que fica na
pasta principal do Firebird, e acrescente um "alias" para o seu banco de
dados, para que você não tenha que sempre informar o caminho completo do
seu GDB. Já existe um exemplo de "alias" nesse mesmo arquivo, veja o
alias chamado "dummy" e faça parecido, mas sem o símbolo de jogo da
velha (sharp = "#") que significa comentário. Crie como o seguinte exemplo:

MeuBanco = C:\Dados\Banco.gdb

Pelo isql, tente acessar essa base como se estivesse em rede, ou seja,
depois de entrar no isql (isql -u sysdba -p masterkey -s 3), conecte
como o seguinte exemplo:

 > connect 127.0.0.1:MeuBanco

Caso seja exibida uma mensagem de erro, favor enviá-la p/ que possamos
te ajudar.

Se funcionar, então tente conectar dessa mesma forma pelas suas outras
ferramentas (EMS Manager 2005, etc...).

Se você estiver utilizando os componentes da paleta db Express do Delphi
7, procure informar a biblioteca "fbclient.dll" no lugar de "gds32.dll"
na respectiva propriedade do componente TSQLConnection.

Quanto mais informação você puder enviar, melhor poderemos te ajudar.

Espero ter ajudado mais que atrapalhado.