[firebase-br] Duvidas TRIGGERS

Forrest® fernando.bg em gmail.com
Sex Fev 6 09:27:21 -03 2009

Rodrigo Beraldo Modica wrote:

> Olá Pessoal !!!
>
> Estou com duvidas de como trabalhar com triggers no firebird, aliás
> nunca trabalhei com triggers
> Alguém tem alguma apostila que explique TUDO sobre triggers ??
>

> A que estou tentando fazer, é +/- assim:
>      Possuo uma tabela de ITENS(NRVENDA, CDPRODUTO) de Venda e qto um
> item é vendido, tenho que fazer a baixa no estoque da tabela de
> PRODUTOS (CDPRODUTO, QESTOQUE)

No site da firebase www.firebase.com.br você encontra bastante material
sobre isso.
Nesse caso sua trigger ficaria mais ou menos assim

SET TERM ; ^
CREATE trigger BAIXA_ESTOQUE_BI for ITENS
active before insert position 0
AS
BEGIN
   UPDATE PRODUTOS SET QESTOQUE = (QESTOQUE - NEW.QUANTIDADE)
   WHERE CDPRODUTO = NEW.CDPRODUTO;
END
SET TERM ^;

Seria mais ou menos isso, mas fiz correndo e sem testar pode te algum
errinho e outra também tem a possíbilidade de ser uma exclusão que
teria que voltar para o estoque e tambémn somente uma atualização. tem
que fazer para os 3 casos dependendo a versão do FB você consegue fazer
tudo em uma unica trigger. Mas como disse procure no site que vai
encontrar bastante material.