[firebase-br] Primeiras dúvidas

LuisFireVB luisfirevb em gmail.com
Qua Fev 4 17:47:06 -03 2009

Bom como os colegas aqui já estão ajudando, vou colocar as primeiras dúvidas
que tenho:

Só uma informação de referência: Como não vou até o cliente pois o programa
é enviado pela Web, tenho de fazer tudo o mais automatizado possível,
principalmente porque o cliente pode ter estrutura de rede diferente e não
pessoal técnico qualificado para realizar configurações no Firebird.

Sobre a escolha e Instalação do FB
==================================

1 - Eu instalei o FB 2.0 release 4, agora saiu o 5, então vou desistalar e
reinstalar o novo. Não usei o FB 2.1, pois parece que ele é incompatível com
Windows NT, então será que todas as novas versões também serão
incompatíveis? Se sim será que é melhor usar o 2.1 ou ficar com 2.0 mesmo?

2 - Ao instalar o FB qual o melhor servidor SuperServer ou ClassicServer, já
que o SuperClassic ainda não está disponível e acredito ser o melhor? A
pergunta é em função de que um cliente pode ter um servidor menos "Potente"
e poucos funcionários acessando, mas outros podem ter um servidor razoável
com muitos usuários ou um bom servidor e bastante usuários. Então qual a
melhor opção?

3 - Qual o melhor drive para Firebird com Windows e VB6 com caracteres em
português? O melhor é ODBC ou OLEDB para usar com ADO? Eles são gratuitos
também?

Sobre a Criação do DB
=====================

4 - Instalei o IBExpert free para criar meus DBs. Quando vou criar o DB nas
configurações ele tem:
Servidor (Remoto ou Local)
Pergunta: Se meu programa acessará o banco em uma rede interna (matriz da
empresa) e também pela Web ou intranet(filiais) como seria a definição
correta do servidor? Ou isso é só no IBExpert durante o desenvolvimento e
não tem relação com a conexão que eu vou incluir no meu programa depois?

5 - As configurações abaixo são as melhores para um DB no meu caso?
Protocolo TCP/IP
Cliente Library (por padrão ele trás gdl32.dll, mas li que o ideal é usar
fclient.dll é isso)
Dialect 3
Charset Win1252 (português BR)
Dimensão de Página 1024 (isso não consigo avaliar)

Bem por enquanto é isso para eu poder realmente começar e "meter a mão no
código".

Obrigado
Luis