[firebase-br] RES: RES: RES: Adicionar segundo indice em tabela

Rodrigo A. de Freitas rodrigo em solucoeseinformatica.com.br
Ter Fev 3 11:38:50 -03 2009

Olá Marcelo,

Influencia sim, ao criar uma FK um índice pelo campo referenciado é
automaticamente criado para o mesmo.

Outra dica: você disse que esta consulta te retorna pouco mais de 100 mil
registros. Qual a linguagem você utiliza para sua aplicação e como você
apurou essa lentidão para que os dados fossem apresentados ? Não se esqueça
que, independente de a consulta estar indexada, se você estiver querendo
exibir todos os registros em um grid por exemplo o computador levará um
tempo considerável para efetuar o cache de toda essa informação.

Agora, um conselho: não faça integridade referencial "no braço", deixe seu
banco de dados trabalhar pra você. Até poucos anos atrás tínhamos essa
"política" aqui na minha empresa por puro vício de se trabalhar com
linguagens e bancos obsoletos. O resultado foi que perdemos nosso maior
cliente por tentar manter um sistema que ficou complexo demais, lento demais
e seguro de menos para agüentar o fluxo de informações. O resultado foi que
o sistema foi parar no lixo e construímos outro do zero, com o banco bem
modelado: hoje ele roda em um cliente 10 vezes maior, sem sobressaltos.

[]'s

Rodrigo A. de Freitas
Análise & Desenvolvimento

Soluções & Informática