[firebase-br] Adicionar segundo indice em tabela

Marcelo Moreira marcelo em easysistemasmg.com.br
Ter Fev 3 09:01:00 -03 2009

Senhores,

Bom dia!

Tenho a seguinte tabela:

CREATE TABLE SCRIPT_RESPOSTA (

    ID_SCRIPT_RESPOSTA  INTEGER NOT NULL,

    ID_ATENDIMENTO      INTEGER,

    ID_SCRIPT_PERGUNTA  INTEGER,

    DESCRICAO           VARCHAR(100),

    TIPO                INTEGER,

    ID_SCRIPT           INTEGER,

    NUMERO              INTEGER,

    ID_CLIENTE          INTEGER,

    ID_USUARIO          INTEGER

);

ALTER TABLE SCRIPT_RESPOSTA ADD CONSTRAINT PK_SCRIPT_RESPOSTA PRIMARY KEY
(ID_SCRIPT_RESPOSTA);

Esta é uma tabela que contem muita informação e minha consulta nela sempre
sera assim:

       select *

         from SCRIPT_PERGUNTA_RESPOSTA

        where ID_ATENDIMENTO =  551

     order by ID_SCRIPT_PERGUNTA

Acredito que devido a quantidade de registros (103174) a consulta demora um
certo tempo para ser realizada. Entao estou pensando em adicionar um indice
no campo ID_ATENDIMENTO na tentativa de otimizar esta consula.

Qual a opiniao dos colegas? Esta seria uma boa alternativa? O que eu poderia
fazer para otimizar esta consulta?

Firebird 2.1
Pentium IV HT
1 GB RAM
Windows XP Professional SP2 rodando apenas o banco de dados

Obrigado pela atenção.

Abs.