[firebase-br] Perda de dados 2 dias - Esclarecido

Josauro S.J. josauro em casasoft.inf.br
Qua Dez 23 14:23:44 -03 2009

Obrigado a todos que contribuiram com o meu questionamento, incialmente
achei que seria uma pergunta idiota de ser postada, pois para mim seria um
absurdo isso ocorrer, porem dado as respostas, ficou muito claro e aceitavel
que isso possa ocorrer, dado a caracteristicas do SO que muitas vezes não
levamos em consideração.
O bom é saber que existe como cuidar para que não ocorra, conforme bem
detalhado pelo Cantu.

Fazer backup (sempre claro né) mas principalmente antes de reiniciar um
servidor.
Restaurar o backup com nome diferente.

Não manipular o arquivo com FireBird em uso (para garantir que nao fique
usando o "fantasma")
Baixar o FireBird, renomear os arquivos.
Levantar o FireBird.

O porque do LINUX aceitar, conforme questionado, é um dos motivos que o
LINUX ainda fica restrito o uso a um seguimento de usuarios e não para
todos.
Na concepção do LINUX, quem for mexer com o mesmo tem que saber o que esta
fazendo (escovador de bits), o mesmo pensamento incluido em linguagens como
C.. onde voce pode fazer algo errado e so descobre depois da caca feita.

Abraços.
Obrigado mais uma vez.