[firebase-br] Perda de dados 2 dias

Magno System magnosysteminformatica em gmail.com
Qua Dez 23 11:38:09 -03 2009

Deixa eu só esclarecer um ponto. Onde eu perdi meses de informação foi numa
prefeitura onde o caso foi o seguinte:

A prefeitura fez uma licitação para adquirir um servidor LINUX DEDICADO,
sendo que a firma que vendesse o servidor teria que dar manutenção no mesmo.
Até então, nos últimos 4 anos, nosso servidor rodava em um WINDOWS XP sem
problemas visto que eram somente 4 estações penduradas no banco.

A partir do momento em que foi adquirido o servidor, passamos a dar
manutenção somente no programa, visto que não tínhamos nem a senha de acesso
ao servidor LINUX. Este servidor ficava ligado 24 x 7.

Em determinado momento, a empresa que dava suporte ao servidor, fez alguma
mudança no servidor que afetou o arquivo do banco (FDB) e o FIREBIRD começou
a jogar informação dentro do arquivo fantasma.

Portanto, existe sim que faça isto, e espero que nunca recaiam sobre a costa
de vocês. Nossa sorte é que o cliente já trabalhava com o programa há 4 anos
antes de instalar o servidor e nunca teve problema, mas se não fosse, isso
me respondam.

O argumento que a outra empresa tinha para é que o programa é uma porcaria e
perdeu os dados todos e o seu argumento é que o LINUX trabalha com EXT3 que
usa o conceito de JOURNALING, bla, bla, bla. Como o cliente é leigo, com
certeza ele vai achar que você está embromando e que o sistema é uma
porcaria.

Mas agora voltando a pergunta anterior, qual a vantagem do LINUX permitir
que um arquivo em uso seja alterado ???