[firebase-br] Config. Servidor FB

Valdir Marcos valdir.marcos em ig.com.br
Seg Dez 14 09:34:30 -03 2009

Bom dia.

Distribuição Linux é um questão de gosto. O ideal seria você testar várias
para escolher uma que melhor se adaptasse a você. Como sugestão, você
poderia começar com o Debian, que é a que mais uso para servidores.

Até o FB 2.1, a escolha entre SuperServer e Classic não é tão simples assim,
mas resumindo de maneira simplória, SuperServer seria indicado para
mono-processamento e Classic para multi-processamento. O ideal seria você
testar ambos para descobrir qual lhe dá melhor performance.

No Linux, mesmo usando FB SuperServer você notará que o kernel balancea o
processamento entre os processadores/núcleos quando este começa a ficar
pesado. Ainda não é o ideal, mas já é uma grande ajuda e também é parte da
explicação porque muita gente têm melhor performance do FB no Linux do que
no Windows, ambos com instalação padrão do Sistema Operacional e do FB.

Se for possível, faça testes também com o FB 2.5.rc1, que também inclui a
arquitetura do SuperClassic. O 2.5 é a primeira versão a realmente
implementar multi-processamento. Trata-se do começo da estratégia
de multi-processamento do FB que será concluída na versão 3.0. Nos clientes
onde já estou o utilizando, a performance melhorou sensivelmente porque,
hoje em dia, a maioria das empresas (mesmo as micros e pequenas) têm máquina
com 2 ou 4 núcleos e com 4GB ou mais de memória.

Um abraço,

Valdir