[firebase-br] RES: RES: RES: RES: RES: Segurança

Magno System magnosysteminformatica em gmail.com
Qua Ago 19 09:53:19 -03 2009

Quanto a segurança dos dados, acho que um sistema operacional como o linux
em que você altera a senha do SYSDBA e bloqueia o acesso físico ao banco é
suficiente. Todo mundo questiona o FB em termos de segurança mas nunca
ninguém respondeu como CONSEGUIR entrar em um banco onde você não tem a
senha do SYSDBA e nem permissão e conhecimento de senhas para acesso físico.

Quanto a suas triggers e sp's estarem visíveis, vamos ser práticos. Vocês
conhecem alguém que já desenvolveu um sistema começando do zero com qualquer
linguagem de programação com base no código do banco. Em primeiro lugar, a
stored procedure ou trigger não é por si só um todo. Ela está envolvida em
um contexto de lógica que fica dentro do código. Você a chama dentro de uma
lógica ou necessidade que você implementou no seu sistema e esta lógica não
está visível ao usuário.

Eu disponibilizo meu código sem medo e nunca tive problemas. Já teve
situações em código que eu não mexia há muito tempo que tive que estudar e
rever para poder mexer.