[firebase-br] Firebird x Linux

Valdir Marcos valdir.marcos em ig.com.br
Seg Ago 3 16:36:01 -03 2009

Aqui haveriam muitas perguntas antes de você conseguir as repostas que
deseja, mas, para simplificar:- use o Linux com o qual tem experiência
- use o Firebird na versão estável mais recente (2.1)
- faça testes com a versão Classic durante algum tempo e depois com a Server
também por algum tempo para descobrir qual lhe é melhor

Vou relatar um pouco da minha experiência (que pode não servir para você).
Entre outras distribuições, já trabalhei com o Slackware (em modo texto),
cuja performance era excepcional, mas muito trabalhoso para qualquer item de
hardware que precisasse ser trocado.
O Mandriva e o RedHat (pagos) têm ótimo suporte (pago), mas com preços
inacessíveis para clientes pequenos.
O Fedora era administrativamente trabalhoso porque haviam versões novas com
muita freqüência e com muitas diferenças, ou seja, era muito retrabalho com
freqüência.
O Ubuntu Server é atualizado a cada seis meses, mas passei por alguns
problemas "misteriosos" e diminuí consideravelmente seu uso.
90% do meu trabalho atual envolvendo Linux com Firebird ou Oracle é feito em
Debian.
O Debian é muito estável, a comunidade para suporte (gratuito e/ou pago) é
gigantesca e existem muitas escolas e centros de treinamento que o utilizam
nos cursos.

Um abraço,

Valdir