[firebase-br] RES: RES: Modelagem Sistema Almoxarifado Hospitalar

lazaro lazaro em usinaalvorada.com.br
Qua Abr 29 08:44:01 -03 2009

Já vi fazer este controle da seguinte maneira:
O controle e feito em uma tabela aparte tipo: Codmedicamento, codlote,
datavalidade;
O responsável pelo o almox faz contagens dos lotes:
No ato da baixa se o código do medicamento constar um um lote que esta
vencido ele avisa que o "tem lote deste medicamento vencido".

-----Mensagem original-----
De: lista-bounces em firebase.com.br [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em
nome de Alexandre [FiveTech]
Enviada em: terça-feira, 28 de abril de 2009 21:48
Para: FireBase
Assunto: Re: [firebase-br] RES: Modelagem Sistema Almoxarifado Hospitalar

   Trabalhei no departamento de informática de um hospital grande e lá o
controle de lote e validade também fica numa tabela separada das
entradas de estoque.

   O sistema gerencia todo o material e inclusive o mobiliário do
hospital, o que faz com que muitos itens não tenha lote e validade. E
mesmo que o seu sistema não chegue a essa abrangência, itens como
algodão, gazes, esparadrapo podem não ter validade.

   Infelizmente fazer com que o colaborador pegue na prateleira o que
está vencendo primeiro, é uma questão que foge ao alcance da informática
(questões culturais... administração de estoque...)

   A chave desta tabela de lote e validade é impressa como código de
barras (etiquetadora Zebra) e em seguida colada no medicamento.

   Agora um problema maior ainda que é bom já ir se preocupando é com
estoques fracionados, e isso interfere muito no controle de estoque.

   A farmácia terá um vidro de 100ml de um medicamento que custa mil
reais (tratamento de câncer por exemplo). Nestes casos é comum o vidro
não ser entregue na unidade onde o paciente está internado. O vidro fica
sob os cuidados da farmácia e uma seringa com a dose do paciente (10ml)
é entregue nos horários prescritos pelo médico. Assim você terá 10
vidros + 90ml de lotes diferentes.

   Ajudei pouco no desenvolvimento deste sistema porque cuidava dos
sistemas clínicos e não dos administrativos, porém desenvolvi o sistema
de prescrição médica que gerava o pedido dos itens para a farmácia.
Posteriormente desenvolvi um sistema de impressão de etiquetas para a
farmácia que imprimia o nome do paciente e a medicação prescrita. Com
esta etiqueta a farmácia separava a medicação que deveria subir para as
enfermarias. Facilitou muito o processo de separação de itens.

Não vejo esta lista todos os dias, mas fico a disposição para colaborar.

Alexandre S. Bazan
alexandre em fivetech.info
alexandrebazan em hotmail.com (msn)
Cel 14 8122.5038

Pedro Braga wrote:
> Trabalho com Sistema para Farmacias onde temos que controlar os lotes de
> todos os produtos trabalhamos com uma tabela de lote separada da tabela de
> estoque.

Hospitalar