[firebase-br] RES: [OFF] Firebird SQL: por que tão impopular? (e como melhorar a situação)

Magno System magno em speet.com.br
Ter Abr 28 13:19:03 -03 2009

Com certeza, Samuel. Para mim também atende com sobra. Entretanto o foco da
minha resposta foi baseado não só no meu perfil de uso do banco. Neste caso,
vou dividir minha resposta em dois:

Com foco no meu perfil:

Para mim ORACLE, DB2, SYBASE, SQLSERVER são tudo uma porcaria e não prestam,
pois o carro forte da minha empresa é um sistema distribuído em FIREBIRD
EMBEDDED que faz backup automático, atualização automática de estrutura de
banco via script, roda em mais ou menos 500 computadores, que eu não faço a
mínima idéia de qual sejam, pois o sistema é vendido pelo INTERNET e
instalado pelo próprio cliente, embora sei por contato telefônico que ele
roda em computadores WINDOWS 95 com 64 de memória e também sei de outro
cliente que diz que trabalha com ele no PENDRIVE. Isto tudo com FIREBIRD sem
problemas. Os de cima não teriam a CAPACIDADE de trabalhar neste cenário
portanto para o meu perfil não prestam.

Com foco em um perfil mais abrangente:

ORACLE, DB2, SYBASE e SQLSERVER, por exemplo, são grandes bancos de dados e
que exigem um cenário com DBA e equipamentos suficientes para aguentar a
demanda. O que eu quis dizer anteriormente é que comparar o FDB neste
momento, onde por exemplo o recurso para utilizar multiprocessamento está em
desenvolvimento e mais uma série de implementações, sem contar o
SUPERCLASSIC (acho que é este mesmo o nome) ainda é cedo. Vamos esperar
primeiro sair a versão 3 com todas estas implementações e tenho certeza o FB
irá começar a aproximar bastante deste bancos citados acima.