[firebase-br] Percorrer os campos de uma tabela em uma trigger

Sandro oleber.itajai em gmail.com
Sex Abr 24 16:55:21 -03 2009

Voce faz apenas a trigger before update para pegar o campo antigo e
atualizar na tabela nova.

Não tem o porque varrer a tabela toda, pois o registr modificado não tem
como fugir da trigger.

Se vc deu update nele, a trigger ja vai captar, não precisar ir atraz dos
outros registros, pois quandos eles foram modificados a trigger ja fez o
serviço dela naquele momento.

Entendeu?

Grato
----- Original Message -----
From: "Ivan Guimarães Meirelles" <igmeirelles em gmail.com>
To: "'FireBase'" <lista em firebase.com.br>
Sent: Friday, April 24, 2009 3:29 PM
Subject: [firebase-br] Percorrer os campos de uma tabela em uma trigger

Olá caros colegas "Firebirdianos"...

Eu preciso criar uma trigger que percorra todos os campos da tabela e faça
uma comparação entre o valor novo (new) e o valor anterior (old) a fim de
registrar em outra tabela as mudanças que ocorreram, quando o usuário
executar um update na tabela.

Eu criei uma SP onde passo o nome da tabela como parâmetro e a SP me retorna
todos os campos.

O código da SP está abaixo e funcionando perfeitamente:

-- ***************************************************************

CREATE PROCEDURE LISTA_CAMPOS_TABELA (tabela varchar(93))

returns (campo varchar(93))

as begin

    for select

        c.rdb$field_name

        from rdb$relation_fields c

        where lower(c.rdb$relation_name) = lower(:tabela)

        order by 1

    into

        :campo

    do

        suspend;

end

-- ***************************************************************

Então eu tentei fazer uma trigger da seguinte maneira:

-- ***************************************************************

CREATE TRIGGER TRIGGER_TESTE FOR TABELA_TESTE

ACTIVE BEFORE UPDATE POSITION 0

AS

declare variable campo varchar(93);

begin

    for select c.campo from lista_campos_tabela('tabela_teste') c

        into :campo

    do begin

                -- > aqui eu preciso pegar o valor anterior e o novo ...
porém o nome do campo está em :campo

                -- > não sei como proceder.

    end

end

Alguém poderia me dar uma idéia ?? estou utilizando Firebird 2.1

Desde já agradeço a atenção dispensada.