[firebase-br] Erro de conversão

Wilson Mota - GMail wmotasjrp em gmail.com
Sex Abr 24 10:00:28 -03 2009

Te agradeço Eduardo, vou seguir seu conselho sim.
Já ta na hora de sair do BDE.
Com relação ao FB acho que não tem problema eu migrar para o 2.1.2, ficando
com o dialeto 1. Eu to fazendo o procedimento
recomendado, gerei o metadata, criei um banco novo no FB 2.1.2 e usei um
pump (Interbase Data Pump v3.4).
Você ve algum problema nisso?

[]s

Wilson

----- Original Message -----
From: "Eduardo Jedliczka" <jedyfb em gmail.com>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Friday, April 24, 2009 9:17 AM
Subject: Re: [firebase-br] Erro de conversão

Wilson faz muito tempo que eu abandonei o BDE (eu ainda usava o Delphi 3
na época do lançamento do Delphi 5), mas tenho amigos que ficaram
dependentes do BDE por muito tempo.

A versão 5.2 suporta algumas coisas com dialect 3 (como você já sabe,
setando o flag do dialect no registro do windows, mas porque será que
não tem uma opção no Config do BDE ????), mas não tem suporte total.

Isto já foi tratado aqui na lista (acho que já faz quase 3 anos) sobre
uma versão 5.2a ou 5.2d que seria a última versão do BDE. Lembro que
podia ser baixado do site da borland (para aqueles que tinham registro
de compra) mas não sei se o mesmo ainda está disponível.

Como meus amigos criaram juízo e também abandonaram ao BDE, acredito que
eles também não tenham mais esta atualização. Só que já lhe adianto,
muitos comandos internos do Firebird 2 não funcionarão com esta versão
do BDE, pois ele "traduz" a query antes de enviar ao banco (gerando
muitos problemas de ambiguidade).

Sinceramente, se você não tem como abandonar o BDE, acho mais prudente
ficar com o FB 2.0 com dialect 1 do que migrar para o Dialect 3 e ter
muitas surpresas desagradáveis.

Mas o ideal mesmo seria trocar o BDE por outra forma de acesso ao banco.

Abraço

Eduardo