[firebase-br] MIGRAR FIREBIRD

Sandro Souza escovadordebits em gmail.com
Qui Abr 23 13:17:26 -03 2009

Bom dia/tarde Ricardo.

Grande Ricardo, na verdade a extensão do arquivo não é fixa em "GDB", ou
seja, você pode especificar qualquer extensão que desejar, e até nenhuma se
for o caso.

O importante é que o arquivo informado (que contém a base de dados) exista,
seja qual for o seu nome e extensão (se houver extensão).

Então, mesmo no Firebird 1.5, você pode renomear o arquivo que contém a base
de dados e acessá-lo normalmente pelo Firebird, tendo o cuidado de informar
o novo nome, é claro. :D

Outra dica boa é utilizar o arquivo "aliases.conf" que está na pasta
principal do Firebird, pois dessa forma, você criar "aliases" para os seus
bancos de dados, sem ter que sempre informar o caminho completo do arquivo
que contém a base de dados.

Acrescentando, modificando ou removendo um "alias" nesse/desse arquivo
"aliases.conf" não implica em ter que reiniciar o Firebird, apenas faça a
modificação e já pode utilizar.

Experimente o seguinte:

1 - Renomear a sua base de dados para qualquer nome (sem extensão se
desejar).

2 - Editar o arquivo "aliases.conf" e acrescentar uma linha contendo a
definição do seu alias, como o seguinte exemplo:

minhabase = C:\Dados\Base.abc

Onde "C:\Dados\Base.abc" é o caminho completo do arquivo que contém a base
de dados a ser acessada.

3 - Acesse agora via "localhost:minhabase", e você verá que conseguirá
acessar aquela base de dados sem problema algum, e ainda deixa a localização
real da sua base de dados de forma transparente.

Caso você deseje realmente migrar de 1.5 para 2.0 pelas vantagens dessa nova
versão, então gere um backup de sua base de dados, pelo 1.5 e restaure-o
pelo 2.0. Isso já será o suficiente para recriar o banco utilizando a nova
estrutura de banco de dados dessa nova versão.

Espero ter ajudado mais que atrapalhado. :D