[firebase-br] RES: Core 2 Duo SuperServer ou Classic Server

Eduardo Jedliczka jedyfb em gmail.com
Seg Abr 20 01:18:59 -03 2009

Volto a repetir, não há uma resposta direta ou simples - há muitos
fatores que levam à escolha.

o Classic só se torna vantajoso quando sem tem grandes quantidades de
memória  (com o Classic, dá para consumir rapidamente muitos e muitos GB
de ram, então nem pense em usar menos de 4gb de ram com ele) e muitos
processadores (pelo menos 2 processadores OPTERON ou XEON de 4 núcleos).

Para um Core 2 Duo geralmente é mais vantajoso usar o SuperServer (cache
unificada, melhor resposta por não ter que iniciar uma nova thread por
conexão), pois não é um hardware específico para Servidores, e
geralmente não possuem grandes quantidades de memória (e quando possuem
geralmente não são ECC) e nem discos de qualidade (SAS ou FibreChannel
de 15.000 rpm)

Mas, se você tem tido problemas de performance com o SuperServer por
culpa de processos muito pesados (leia-se que demorem mais do que 10
minutos) talvez valha a penas sacrificar um pouco de desempenho para
manter a "fluidez" nas pontas, mas pense que o Classic exige muito mais
atenção que o SuperServer (que exige atenção próxima de ZERO).

Detalhes como POOL de conexões, multi-thread, ambiente de missão-crítica
(alta disponibilidade em detrimento de alto desempenho), serviços WEB
(alta concorrência), paradigma de desenvolvimento, qualidade e tamanho
do hardware, interferem diretamente na escolha.

Mas geralmente, se você quer o melhor desempenho possível, e não tem um
"SERVIDOR" que custe mais de R$ 8.000,00 seja feliz com o SuperServer.
Detalhe, o i7 continua sendo um desktop...

Mas se não quer correr riscos, ou precisa de alta-disponibilidade, ou
serviços WEB com grande demanda de requisições, e tem um SERVIDOR
OPTERON ou XEON com fonte redundande, espelhamento de disco, muitos GB
de memória ECC (ou chip kill, etc...) vá de Classic, pois geralmente
estes servidores tem 16 ou 32 slots de memória que aceitam pentes de até
8GB cada um - mas uma configuração destas pode passar fácil os 600 mil
reais.

Sendo um pouco radical, acho que poderia dizer que o Classic é melhor
para quem pode PAGAR para usar ele, ou PAGAR alguém para cuidar dele. E
o SuperServer é melhor para o resto.

Exemplo: algum tempo atrás eu conversei com um DBA certificado em Oracle
10g, e ele me falou que estava cuidando de um banco que não tinha nem 2
GB, só que tinha um volume de quase um milhão de transações por hora.
Ele cuidava de um Cluster (RAC - Real Application Cluster) onde cada
lâmina tinha 32 gb de ram e 8 processadores ligados numa storage de
Fibra com 12 discos de 146gb de 15mil RPM. (mais de 5 milhões de reais
entre equipamentos e licença). Só para comparar, na antiga empresa que
ele prestava acessoria, havia um Pentium 4 2.4 com 1 GB de ram provendo
um banco de quase 8gb de tamaho, e eram empresas do mesmo ramo de
atividades, mas com exigências de disponibilidade e demanda diferentes.

Se servir de consolo, Quando sair a versão SuperClassic do Firebird 2.5
talvez fique mais fácil escolher.

Abraço

Eduardo Jedliczka