[firebase-br] RES: Core 2 Duo SuperServer ou Classic Server

Eduardo Jedliczka jedyfb em gmail.com
Dom Abr 19 22:05:14 -03 2009

Sua pergunta é muito interessante...

Um banco pequeno (24mb) com poucos usuários (20) está mais para o
SuperServer do que para o Classic.

Se está em 3 camadas com javascript na ponta, deve ter um servidor
TOMCAT / APACHE / etc... o que me leva a crer um ambiente multi-thread,
exceto se houver um POOL de conexão.

Se for realmente multi-thread, você poderá ter alguns problemas com o
atual client do firebird, mas eu usaria o Classic no servidor assim que
a demanda crescesse. Se houver um POOL eu optaria pelo SuperServer.

Para este volume de dados e terminais, 4GB de ram está de bom tamanho.

Se seu banco crescer para mais de 1 GB com mais de 80 acessos
simultâneos, já seria quase obrigatório ir para o Classic (exceto se
tiver um único processador dual-core, pois pode não compensar o uso do
Classic) e considerar um upgrade de memória (32 MB por conexão +  1GB
para cache de disco + 512MB para o SO = 4GB e isto sem reservas para um
sort em memória). Detalhe, eu costumo deixar entre 64MB  e 80 MB de
Cache por conexão concorrente, e para bancos com menos de 5GB de
tamanho, deixar pelo menos 80% do seu tamanho para cache de disco (se
possível 100%) .

Espero ter simplificado um pouco a coisa.

Abraço

Eduardo