[firebase-br] dbexpress

Reijanio Nunes Ribeiro rnribeiro em gmail.com
Ter Abr 14 10:47:30 -03 2009

dbexpres =  sqlconnect + sqldataset
palheta dataaccess = datasetprovider + clientdataset + datasource
sqlconnection
loginprompt = false
clica 2 vezes no icone do sqlconnecttion vai abrir uma janela de criação da
configuração
clica no sinal de +em driver name escolhe interbase da um nome pra conexão
clica em ok
seleciona o conexão criada e em databasename no lado direto colocal isso
mais ou menos assim
ex: localhost:c:\cep\cep.fdb clica em cima no botão test connect se tudo der
certo vai ter uma msg dizendo suceffully connected. a partir daí o
sqlconection estaá configurado

clica no sqldataset e no object inspector seleciona em sqlconnection a
conexão que vc acabou de criar, e em comandtext clique no botão que aparece
e slecione a tabela ou digite o nome da tabela, obs ao abrir vai se estiver
conectado vai estar todas as tabelas do bd, e so selecionar a tabela no grid
de cima e o asterisco no de baixo, muito facil

em datasetprovider em dataset escolha o sqldataset que acabou de configurar

em clientdataset no providername selecione o datasetprovider que acabou de
configurar e clique duas vezes no clientedataset pra abrir o fields editor
onde ao clicar com o botão direito vc vai adicionra todos os campos, se tudo
estiver correto vai adicionar os campos

em datasource vc seleciona o clientdataset que vc acabou de configurar e
pronto, mais funcionalidades vc vai conhecendo com o tempo espero ter
ajudado