[firebase-br] Mensagens no FlameRobin

Fábio Marques fmarques em nautilus.com.br
Seg Abr 13 08:56:07 -03 2009

       Caros,

   Utilizo o FlameRobin (0.8.6.1652) para administrar nosso banco de
dados (firebird 2.0.4.13130 sobre um debian lenny).

   Temos um sistema (em produção) do qual o banco de dados precisou
sofrer algumas alterações para atender as novas demandas (atualização de
tabelas, criação e exclusão de índices, alteração de stored procedures).
Percebi que algumas destas alterações não eram possíveis de serem
realizadas enquanto estava no ambiente acima mencionado, e o feed-back
do FlameRobin era muito disperso e não me diziam nada que pudesse
utilizar para inferir sobre o problema.

   Ao executar o FlameRobin (0.9.0.1748) em um Windows XP (sobre o mesmo
servidor fb), este começou a me dar maiores detalhes a respeito do erro
(na verdade alguns erros no SQL) como linha/coluna onde estava o erro e
etc. Fiquei chateado com a versão que roda no linux, mas não vou
gostaria de ficar correndo em outra máquina para testar as instruções
SQL que não funcionarem aqui.

   Alguém já experimentou este tipo de problema? Podemos culpar a uma ou
outra versão, ou as mensagens de erro são geradas pelo servidor e não
pelo cliente!?

   Alguém gostaria de sugerir uma ferramenta (free e para ambiente
linux) para substituir o FlameRobin?

Abraços,

--
F. Marques
Systems Analyst/IT Consultant

"The box said: Requires MS Windows or better, so I instaled Linux"