[firebase-br] Dicas e Sugestões para projeto - Práticas ideais para o desenvolvimento

Fabrício Fadel Kammer ffkammer em conchalnet.com.br
Qua Set 24 13:51:40 -03 2008

Boa tarde à todos!

Estou na fase de planejamento de um novo sistema e gostaria da opinião
dos colegas da lista sobre alguns fatores, antes de colocar a mão na
massa e começar o desenvolvimento (irei utilizar Delphi no
desenvolvimento):

1) Qual componente de acesso, de preferência open source, me permitirá
maior estabilidade e, principalmente, confiabilidade no acesso?

2) Que política adotar quanto a uso de transactions (uma única trasação
para todo o sistema ou vários transactions, um para cada query)?

3) Levando-se em consideração que os componentes dbaware do Delphi
facilitam e muito o desenvolvimento, vale a pena utiliazá-los em
sistemas que utilizam banco de dados, como o Firebird ou vale a pena
trabalhar com componentes normais?

4) Qaunto a conexão com o banco de dados, vale a pena eu ter uma única
conexão no banco, aberta no momento em que o sistema é iniciado e
encerrada ao fechar o sistema ou vale a pena eu conectar e desconectar
cada vez que eu precisa de algo do banco?

Os clientes de meu sistema utilizarão ele 24 horas por dia e normalmente
em máquinas individuais (cliente e servidor juntos) ou no máximo
pequenas redes com 3 computadores acessando o sistema simultaneamente.
Pelo fato dos clientes utilizarem esse sistema de madrugada e em finais
de semana minha maior preocupação no desenvolvimento é projetá-lo de
forma a ter a menor dor de cabeça com suporte, principalmente com
problemas de danos à base de dados, por isto a pergunta se vale a pena
utilizar controles DBAware. Penso que para evitar maiores dores de
cabeça preciso trabalhar com trasações curtas, mantendo meu sistema
conectado no banco de dados o menor tempo possível.

Meu foco em evitar os problemas com o banco de dados se dá em
decorrência de um um sistema que eu possuo hoje feito há vários anos
atrás, na época em que o Firebird ainda engatinhava e eu utilizava
Interbase, e que utiliza IBX para conexão com o banco esporadicamente
alguns clientes meus tem problemas com o banco de dados, principalmente
erros com índices corrompidos e erros em páginas de dados, mas já tive
alguns casos de danos mais graves, sendo necessária a restauração de
backup. Não sei se esse problemas são de responsabilidade do componente
de acesso ou de alguma prática minha no desenvolvimento, na época.
Quero, no projeto deste novo sistema, evitar ao máximo a possibilidade
de erros com a base para que não tenha dor de cabeça com o suporte
técnico no futuro.

Agradeço todas as dicas e sugestões dos colegas da lista.

Obrigado

--

Fabrício F. Kammer
www.kammer.com.br