[firebase-br] Sevidor Firebird

Adriano dos Santos Fernandes adrianosf em uol.com.br
Sex Set 12 13:46:07 -03 2008

Stefan,

O FB suporta multiprocessamento sim, com a versão ClassicServer.

A versão ClassicServer roda cada conexão em um processo, assim como
Oracle e PostgreSQL. O problema do FB CS é que cada processo mantém um
cache, o que pode causar uso excessivo de memória e muitas invalidações
de páginas nos caches quando mais de um processo altera as mesmas páginas.

Sobre seus problemas, você tem que saber que o CS no Linux e o CS no
Windows são coisas diferentes, e você não especificou o SO. Processos no
Windows são muito mais pesados que threads, diferentemente do Linux.

Outra vantagem no Linux é que o CS e o embedded são uma coisa só. Se
você tem o CS rodando, você pode abrir outros processos que se
comuniquem diretamente com um servidor embedded compartilhando o banco
sem a necessidade de passar por protocolos ou camadas de rede.

Mas independente do SO, se você tiver uma conexão remota ou um
processamento demorado, a tendência é que o processamento demore mais no
CS do que no SS pois há a necessidade de coordenar os múltiplos
processos através do lock manager (mesmo tendo apenas um processo, pois
outros podem ser criados).

Adriano