[firebase-br] Calculo de reajuste de valores

Eduardo Bahiense eduardo em icontroller.com.br
Sex Out 31 10:58:36 -03 2008

> Acho que me enganei na hora de passar o problema.
>
> Os preços reajustados ficam gravados na base e o calculo para reajuste
> funciona perfeitamente. Para "descalcular" os reajustes, os valores obtidos
> NÃO ficarão gravados na base. Os dados permanecerão o mesmo, ou seja, o
> usuário utilizando o software cliente poderá desfazer e refazer os calculos
> a vontade sem que isso afete os dados no BD.
>
> Oque eu preciso saber é se eu faço este calculo no BD (Stored Procedure?),
> no software (qual o melhor modo?) ou em ambos (divido parte do calculo no BD
> e parte no software).

Da forma que você relatou, com descálculos podendo alcançar 100
operações, creio que a melhor forma seria tratar isso no cliente, onde,
além de ter mais recursos de linguagem que no PSQL, não ocuparia o
servidor de dados com uma tarefa tão "gastona" de recursos.

Lembrando que cálculos na memória costumam ser extremamente rápidos.
O problema aí seria carregar toda a base de cálculo no cliente para
iniciar o processo. Esse ponto é que pode ser crítico e pender para a
opção de se fazer no servidor. Se você não conseguir determinar isso
apenas pela análise, vai ter que efetuar testes com uma ou outra
abordagem para poder decidir qual a de melhor custo x benefício.

Eduardo