[firebase-br] Como liberar a porta 3050, 3054, ou outra, via codigo

Junior - Papini Multimidia junior em papinimultimidia.com.br
Qui Out 30 17:47:34 -03 2008

Paulo,

utilize esta linha na instrução RUN

Filename: {sys}\netsh.exe; Parameters: "firewall add portopening
protocol=TCP port=3050 name=""Firebird"" mode=ENABLE scope=SUBNET"; Flags:
nowait runhidden; MinVersion: 0,5.01.2600

Junior - Araraquara/SP

----- Original Message -----
From: "Paulo - yahoo" <psdias2 em yahoo.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Thursday, October 30, 2008 5:39 PM
Subject: [firebase-br] Como liberar a porta 3050, 3054, ou outra, via codigo

Pessoal:

Estou criando uma instalação do FireBird 2.1.1 (e do meu sistema) via Inno
Setup.
Minha intenção é vender o sistema pela Internet, e por isso quero
automatizar ao
máximo a instalação, para facilitar aos usuários.

Com a ajuda de um colega da lista, aprendi a fazer a instalação do FB
através
de uma "instância",  e dentro da pasta do meu sistema (para evitar conflito
com
outro FireBird que por ventura esteja instalado na máquina).

- Nos meus testes, percebi que as estações só conseguem se conectar ao
FB do servidor se o firewall (do servidor XP, com SP3)  estiver
desabilitado, ou se a porta
3054 (que estou usando para instalar minha instância do FB) estiver liberada
no firewall.

- No endereço
(http://www.ramosdainformatica.com.br/art_recentes01.php?CDA=870)
há um exemplo de código Delphi, para modificar o registro do XP e
desbloquear a porta para o FB.

- Esto pensando em criar um pequeno programa em Delphi com o código mostrado
no site, e executar
esse programinha a partir da instalação que eu montei no Inno Setup.  Assim,
quando o usuário terminasse
de executar a instalação, a porta seria automaticamente desbloqueada, e ele
não teria que manualmente
configurar o FireWall (estou pensando em uma pequena rede com 4 ou 5
máquinas,
onde não exista ninguém da área de Informática no dia-a-dia da empresa, para
fazer essa configuração)

Perguntas:

1) Gostaria de saber se alguém já usou código semelhante a este e quais
seriam os "contras".

2) Suponho que, para conseguir instalar o sistema e o FB (na pasta
C:\Arquivos de Programas, por exemplo),
e também para alterar o registro da máquina, o usuário tenha que ter
privilégios de administrador.
Alguém sabe como é que eu faço um teste, dentro do Inno Setup, que detecte
se o usuário é ou não "administrador",
e dê um alerta, antes de começar a instalação ?   Como é que vocês contornam
esta situação.

- Tenho várias outras dúvidas, que estou tentando resolver sozinho,
pesquisando na Internet.  Se puderem enviar
algumas dicas, fico muito agradecido !

Paulo