[firebase-br] TClientDataSet+Campos Not Null

Fabrício Fadel Kammer ffkammer em conchalnet.com.br
Qua Out 29 09:30:44 -03 2008

Bom dia à todos,

Olha eu novamente com mais uma dúvida com TClientDataSet com Firebird.

Tenho muitas tabelas onde o campo chave primária é alimentado através de
uma trigger que atualiza o campo com um generator, isto funciona
perfeitamente bem.

Porém agora que estou utilizando componentes TClientDataSet percebo que
tenho que passar um valor qualquer no campo código, por exemplo, 0
(zero). Isto é ruim, pois implicaria em uma alteração muito grande em
meu banco de dados, visto que a trigger só atualiza o campo chave
primária se o mesmo for NULL. Gostaria de saber como os colegas fazem
para resolver tal problema.

Obrigado à todos/*

Fabrício F. Kammer
*/