[firebase-br] FB Linux ou Windows ?

Denis denisrocha em hotmail.com
Sex Out 24 15:02:34 -03 2008

Obrigado,

Hoje temos um sistema desenvolvido em 3 camadas. Então as conexões são todas
feitas em um outro servidor de aplicação. Este servidor de aplicação
pretendo não mexer muito e deixar o Core 2 duo que está nele hoje. Ou talvez
mudar para uma outra máquina de mesma capacidade mas em Rack. A máquina que
vai ser o servidor, tbm vamos trocar e usar algo mais forte, como um core
quad ou algo assim. Quanto ao sistema operacional é que era a dúvida. Pois o
servidor do banco de dados, vai ter só as conexões com o servidor de
aplicação, e estes terão boas placas de rede e tudo mais.

"Valdir Marcos" <valdir.marcos em ig.com.br>
escreveu na mensagem
news:59bb1e780810240626g313a5fb3q896be402429bcac6 em mail.gmail.com...
Bom dia.

Denis, escolha o sistema operacional do servidor de acordo com a capacitação
do pessoal que vai tomar conta dele. Boa perfomance e solução de problemas
depende da competência e conhecimento profissional do administrador do
servidor. Caso não haja essa pessoa, escolha aquele (Windows ou Linux) em
que esteja mais disposto a estudar. Eu prefiro Linux, mas tenho amigos que
preferem Windows 2008 e em ambos os casos, a performance está excelente. O
segredo está em se ter alguém que saiba o que está fazendo ao comandar o
barco.

Discordo do Nigro. O Linux tem muitas e excelentes ferramentas para
gerenciamento e monitoramento da rede, mas, infelizmente, vejo muita gente
que usa apenas o mínimo do Linux... Esse mínimo resolveria o problema para
redes com 20 estações ou menos, mas quando se fala em redes maiores é
essencial estudar para se ter conhecimentos avançados das ferramentos que os
servidores oferecem, independente de serem Windows ou Linux. Outro passo
importante é separar administrador de redes, administrador de banco de
dados, desenvolvedores, suporte, etc em pessoas diferentes. Para redes
maiores, ter um cara-faz-tudo - na maioria dos casos - não é uma boa
idéia...

Concordo com o Marcelo sobre hardware de boa qualidade: é mais caro, mas em
grandes redes faz uma diferença gigantesca. Não só na questão da placa de
rede e do cabeamento, mas no PC como um todo.

Um abraço,

Valdir